sábado, 6 de agosto de 2011

Uso da calculadora

                        SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CONTAGEM
                                    Coordenadoria de Políticas da Educação Básica
                                         Diretoria de Formação dos trabalhadores
Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Educacional                                                                           Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (112 h)

Tutores: Clélia Maria de Lacerda Rocha Picinin
  Leonardo Oliveira Barbosa
Aluna: Andréia Moreira da Silva Lanna

Nome do programa: Calculadora: A arte de Calcular
Área do conhecimento envolvida: Matemática - Números e operações
Com as atividades propostas, o aluno poderá utilizar diferentes formas de resolução de cálculos numéricos envolvendo adição e subtração; confrontar respostas obtidas nod cálculos com e sem o luso da calculadora. Conhecer as calculadoras e suas funções, bem como perceber a importância do seu uso no dia a dia das pessoas.
Descrição da idéia: Numa roda de conversas é feito a análise dos diferentes tipos de objetos que possuem função calculadora:
*relógios
*note book
*celular
*calculadora padrão
Fazer cálculos usando a calculadora. Confrontar registros.
Atividade prática com utilização da calculadora no supermercado
Registro e soma da conta.
Avaliação: Análise dos registros
   
Comentário: Ao analisar esta aula, além de contextualizar a prática matemática e o uso do cálculo, temos uma chance, na roda de conversas, de levantarmos o tema sobre o mau uso da tecnologia, ou seja, a calculadora, o telefone celular, o computador.

Hipertextos


    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CONTAGEM
            Coordenadoria de Políticas da Educação Básica
            Diretoria de Formação dos trabalhadores
        Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Educacional
    Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (112 h)

Tutores: Clélia Maria de Lacerda Rocha Picinin
Leonardo Oliveira Barbosa
Aluna: Andréia Moreira da Silva Lanna
Texto: Coisas importantes e significativas
        Navegar na internet, trouxe para mim, uma infinidade de possibilidades. Cada link visitado é como uma biblioteca cheia de informações importantes e significativas, não só na vida profissional como na vida pessoal.
        Partindo do princípio que o ser humano está em plena evolução, nada como informações que acompanham, em tempo real todas as grandes descobertas e mudanças ocorridas na humanidade.
        Para mim, o grande problema é como selecionar e organizar tanta informação. Com o tempo escarço e tendo ainda que dividir este tempo com a vida pessoal, sinto que sobra pouco tempo e gostaria de fazer mais, porém estou fazendo o possível.
        O interessante nesta navegação é ler além das palavras, e compreender  todo o universo de informações que abrange os hipertextos e ser impulsionada, cada vez mais, a pesquisar e produzir textos. As referencias nos links aguçam a nossa curiosidade levando a todos nós a nos interessarmos por todos os tópicos relacionados.
        Por tudo isto considero que navegar por hipertextos é uma das coisas mais importantes e significativas que podemos usar em minha prática pedagógica.